Batalha dos livros

Decorreu no dia 13 de março a fase concelhia do concurso "Batalha dos Livros" no auditório da Biblioteca Municipal.
O nosso Agrupamento ficou em primeiro lugar em dois escalões: 
No segundo escalão venceu a equipa "O Quarteto da Leitura" composto por. Beatriz Carmo, Carlota Marcelino, Inês David e Tomé Baião.
No quarto escalão venceu a equipa "Os GRRR" composto por Ana Carvalho, Lia Caetano, José Ameixa e Tomás Marques.
Parabéns aos vencedores.












Healthy Eating


Exposição de trabalhos realizados pelos alunos da professora Lúcia Tardão acerca da alimentação saudável. 




Conhecer o Passado... Reinventar o Futuro.

Estão patentes e aguardam a tua visita na Biblioteca Escolar um conjunto de entrevistas a personalidades históricas que expõem o seu ponto de vista e o que era certo no seu tempo. 
Realizado pelos alunos do oitavo ano de escolaridade com a professora Rosa Fernandes. 
Visita. 










O que os gregos nos ensinaram

Os alunos das turmas C e D do sétimo ano, com a professora Rosa Fernandes e no âmbito da disciplina de História, retrataram filosófos, geógrafos, pensadores, historiadores, estrategas e outros "grandes carolas" daquela constelação que brilhou há cerca de 2500 anos atrás nas costas dos mares Egeu, Jónico e Mediterrâneo. 
Estes génios da humanidade estão presentes na tua Biblioteca Escolar e aguardam a tua visita. 









Atividade de Inglês através da Porto Editora




Decorreu no dia 7 de Março na Biblioteca Escolar, uma atividade integrada no "Mês da Leitura", dirigida aos alunos do 6º ano, a turma do 6º A já participou e as outras irão também participar.
Um agradecimento especial à "Porto Editora" pelo seu apoio a esta atividade. 


Mês da Leitura - Ler sem Limites


A Rede de Bibliotecas de Olhão decidiu que o mês de Março será o mês da leitura e serão desenvolvidas várias atividades. 

Projeto SOS AZULEJO

AÇÃO-ESCOLA SOS AZULEJO 2018

A Ação-Escola SOS Azulejo 2018, promovida pelo Museu da Polícia Judiciária, realizar-se-á, a nível nacional, no dia 4 de maio, dado que o recém-criado DIA NACIONAL DO AZULEJO (6 de maio) coincide com um domingo.
Este ano letivo, a Ação-Escola SOS Azulejo, na Escola Básica Dr. Alberto Iria, conta com a participação de alunos do 3º ciclo, orientados pelas professoras de Educação Visual Marília Estriga e Sandra Fernandes. Ao longo do ano letivo, têm sido desenvolvidas várias atividades de pesquisa e concretizadas peças alusivas ao azulejo português, onde serão aplicados também alguns conceitos de obra de arte abstrata e/ou figurativa, que vão do bidimensional ao tridimensional. 
Para além dos objetivos de identificar o património e a identidade nacional, através do património azulejar e divulgar a necessidade de respeitar e preservar o património azulejar português, pretende-se também ligar a ideia de tradição à modernidade, através da elaboração de uma escultura, entre outros, onde a criatividade e a expressão nos faça viajar pela história azulejar.
Os trabalhos vão a um bom ritmo e os alunos estão empenhados!

Exposição de Educação Visual 9º ano

Arte - do bidimensional ao tridimensional
O que acontece quando observas e analisas uma obra de arte? O que sentes? 
Procuras encontrar um sentido ou uma mensagem ou nem por isso? E se não significar nada para ti? 
Preferes arte figurativa ou arte abstrata?

Os alunos do 9º ano realizaram trabalhos, na disciplina de Educação Visual, sob orientação dos profs. Marília Estriga e Paulo Côrte-Real, interpretando tridimensionalmente várias obras de arte bidimensionais.
Esses trabalhos podem ser vistos na Biblioteca da Escola Básica Dr. Alberto Iria, até dia 9 de março.



Encontro com... A Contadora de Histórias


Decorreu no dia 23 de fevereiro um encontro com... A Contadora de Histórias Maria do Livramento, na Biblioteca Escolar  do Primeiro Ciclo para os alunos do primeiro ano de escolaridade 
O conto escolhido foi "Pinocchio" de Carlo Collodi 

















Encontro com...

Decorreu no dia 22 de fevereiro o encontro com... Geronimo Stilton, na Biblioteca Escolar do Primeiro Ciclo, para os alunos das turmas do terceiro e quartos anos. 


Cantinho dos afetos


Comemorou-se, entre os dias 07 e 20 de fevereiro, o Dia de S. Valentim, dedicado a todos os enamorados. Mas, como nem só de amor o nosso coração é preenchido, a Equipa da Biblioteca Escolar decidiu que a amizade também reinasse nesse dia de afetos.
Assim, foi lançado um grande desafio! Expressar por palavras o amor e/ou a amizade que povoa os nossos corações.
Nesta atividade participaram alunos do 2.º e 3.º ciclos que redigiram mensagens, posteriormente afixadas no “Cantinho dos Afetos”.
A tarefa de escolher as melhores mensagens não foi fácil… O júri, constituído por elementos da Equipa da Biblioteca Escolar, escolheu as seguintes mensagens:



Limpeza da Ria Formosa

No passado dia 8 de fevereiro, cerca de 350 alunos do 3°ciclo do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria participaram numa ação de limpeza nas salinas, situadas na zona ribeirinha de Olhão. A iniciativa da turma 8°C, que no âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania está a desenvolver o projeto SOS4love - # all4oceanlove, contou com o patrocínio da Câmara Municipal de Olhão e da Ambiolhão que forneceu os sacos e as luvas e realizou o vídeo anexo.
 A turma do 8°C está a trabalhar no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14- A vida nos Oceanos. Foi sob este lema que se promoveu esta iniciativa para conscencializar os alunos e a população em geral para as consequências da poluição nos Oceanos e na Vida Terrestre. A turma do 8°D está também a participar no projeto SOS4love e a desenvolver o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15- vida Terrestre, pelo que também se enquadrou nesta ação. 
Pela defesa do Planeta agradece-se a todos os envolvidos na ação!
As professoras Lucia Tardão e Manuela Teixeira.