Stop - caça furtiva

Ajudaris - Texto elaborado pelo aluno Filipe Rodriguez
Esta história é sobre uma família portuguesa que foi viver para a Índia (na década de 80) na esperança de melhorar as suas condições de vida e acabou por encontrar uma causa maior.
O pai, de nome Marco, procurava emprego na área dos negócios pois julgava-se que este traria fortuna e segurança. Miguel, o filho deste e de Inês, de 12 anos, gostava de ocupar os tempos livres a explorar áreas naturais. Depois de se instalarem na casa nova em Mumbai, Marco e Inês saíram pela cidade em busca de oportunidades de trabalho. Miguel aproveitou a oportunidade para conhecer a floresta próxima da cidade e ficou surpreendido com a variedade de plantas e de animais que vira. Sem dar conta, afastou-se e envolveu-se nas profundezas daquele lugar. Ele não sentia medo e queria ir cada vez mais longe. Inesperadamente, ouviu um som único e segui-o, cheio de curiosidade. No meio das plantas secas encontrou uma cria de tigre de Bengala. Ela estava junto a um cadáver baleado de outro tigre que parecia ser sua mãe.
Miguel nem hesitou e levou a pequena cria para casa. Os seus pais ficaram muito surpresos e sensibilizados, mas, sabiam que o melhor seria levar o animal para um centro de recuperação. Assim o fizeram de imediato e o Centro de Recuperação e Acolhimento da Vida Selvagem de Mumbai recebeu o órfão para o cuidar e proteger. Miguel nunca mais conseguiu separar-se do jovem tigre e foi, desde esse momento, voluntário neste Centro. Atualmente, o Miguel é um dos principais defensores da vida animal na Índia e luta contra a caça furtiva..
Filipe Rodriguez n°8 5A

O lobinho gozado na escola


Ajudaris - Texto elaborado pelo alunos Isac
Era uma vez um pequeno lobo que vivia numa aldeia com a sua mãe. Certo dia o lobinho veio a chorar da escola. Quando chegou a casa a mãe apercebeu-se e foi falar com o filho.
- O que se passa filho? Porque estás tão triste?
E o lobinho respondeu:
- As raposas da minha escola estão sempre a gozar comigo, por causa do meu pai. Dizem que eu não tenho pai porque vivo só contigo.
A mãe suspirou com pena dele e disse:
- Amanhã vou conversar com a tua professora!
O lobinho respondeu:
- Está bem.
O lobinho deitou-se porque estava cansado.
No dia seguinte foi para a escola e quando pediu à professora para ir à casa de banho, os colegas voltaram a gozar com ele. Ele foi à casa de banho, mas no regresso à sala desviou-se para a biblioteca. A biblioteca da escola era numa sala antiga, os livros estavam expostos em estantes castanhas e tinha paredes cheias de painéis antigos, parecia uma biblioteca mágica de contos de fadas. O lobinho gostava muito de ler e dirigiu-se para uma estante para retirar um livro que lhe interessou. No entanto, encostou-se a um dos painéis para ver o livro e este movimentou-se mostrando um caminho secreto. O lobinho era curioso e aventurou-se pelo caminho. Foi andando, andando até entrar num laboratório onde um lobo trabalhava. O lobo avistou-o e perguntou-lhe o que ele fazia ali. O lobinho contou-lhe como descobriu o laboratório e estiveram algum tempo a conversar. Entretanto, tocou a campainha da escola e o lobinho teve que voltar para casa. Manteve segredo sobre a sua amizade com o lobo do laboratório e após conversarem durante alguns dias, ficaram a conhecer-se melhor. Através da conversa o lobinho descobriu que o trabalho do amigo era secreto, que ele era cientista e que não via a família há dois anos. Não os visitava, porque o seu trabalho era secreto, mas tinha muitas saudades do filho, que era parecido com o lobinho.
O lobinho foi para casa e perguntou à mãe pelo pai. A mãe respondeu-lhe que o pai era cientista e que trabalhava num projeto secreto para o governo, por isso não os podia visitar até conclui-lo. O lobinho ficou muito desconfiado e no dia seguinte perguntou ao amigo o nome da esposa e filho. O lobinho ficou muito surpreendido quando o lobo disse o nome dele e o da mãe. Afinal o lobo era o pai do lobinho, que começou a chorar e abraçou o pai dizendo-lhe que era o seu filho. No regresso a casa o lobinho não contou nada à mãe, tinha combinado com o pai fazer-lhe uma surpresa.
No dia seguinte quando a mãe o foi buscar à escola o pai estava à espera dela, foi uma agradável surpresa, abraçaram-se os três e foram para casa. Os colegas viram esta cena e nunca mais gozaram com o lobinho. Afinal ele tinha pai!!

Isac 5º A

Os meus desejos pós-pandemia

Texto de Raquel Valério, do 9ºE
Os meus desejos pós-pandemia

O que mais quero fazer pós esta maldita pandemia?
Até não peço muito!
Em primeiro lugar, quero sair com os meus amigos e fazer grande festa, divertir-me ao máximo para compensar o tempo perdido. Simplesmente, voltar à minha rotina normal, tal como ter horário para me levantar e deitar também, preparar-me para sair, voltar a ter as regras comuns, ir às compras, ir à praia, dar passeios e almoçar ou jantar fora com a família ou amigos. Gostaria também de viajar, conhecer sítios novos, pessoas novas, culturas e costumes diferentes.
E agora, porque tudo neste momento não passa de um simples sonho, escrevo aqui uns versos, para desanuviarmos um pouco.
   
    Aqui, no meu quartinho
    A ler e a escrever
    Mas, deixem-me sair lá para fora
    Que aí é que vocês vão ver
        
        Agora, ando de casa em casa
        Saltito p´rá qui e p´rá li
        Olho para as minhas paredes
        Coisinha mais linda não vi
           
            Anda aqui uma mosca
            Que já me está a irritar
            Esperem lá que eu já volto
            Só a vou ali matar
               
                Podem todos chamar-me louca
                Mas, estou apenas a desabafar
                Aguardem-me aí, meu pessoal
                Deixem só esta quarentena acabar!

Beijinhos doces e coloridos
Raquel Valério, 9ºE

As negociações do abutre

Ajudaris - Texto elaborado pelo aluno Gonçalo Viegas
Num certo dia um abutre andava à procura de cadáveres para se alimentar , pois ele é necrófago. Ele procurou e procurou mas não encontrou nada.Quando estava à procura encontrou um leão que lhe disse:
- Boa tarde senhor abutre, eu sei que não nos damos muito bem , mas eu estou de bom humor, como posso chamar-lhe?
Abutre – Pode chamar-me de José, qual é o seu nome?
Leão – O meu nome é Alexandre, vejo que tem fome, a minha mulher acabou de trazer comida, quer um pouco?
Abutre- Sim muito obrigado!
Leão – De nada, até um dia.
O abutre voltou para casa com a comida para a sua família, o que ele não sabia é que o leão o estava a seguir . O leão estava pensando devorar a família do abutre. Depois de levar a comida para a sua família o José foi à procura de comida para o dia seguinte.
Enquanto isso, o leão chegou à casa do abutre aproveitou que uma cria estava a brincar com a mãe e feriu os dois.
Quando o abutre os viu magoados soube logo quem era o responsável que tinha feito aquilo.
Então, ele foi à procura do leão e quando o encontrou disse-lhe:
- Eu sei o que fizeste!
O abutre muito chateado, começou a arranhar o leão que o mordeu. O abutre parecia estar demasiado magoado mas, acabou por se levantar, pegou com as suas garras o leão e jogou-o na lama, o que parecia impossível e disse-lhe:
- Não te metas com a a minha família.
O leão ficou espantado com a coragem do abutre ao atacá-lo. E reconheceu que o abutre era muito protetor com a sua família, tal como ele. Então os dois fizeram um pacto em que o leão prometeu não fazer mal à família do abutre. E desde esse dia o leão nunca mais fez mal à família do abutre que conseguiu recuperar-se.

Gonçalo Viegas, 5º A
Desafio : o Homem da Gaita

A Associação José Afonso enviou o link de um desafio da sacola pedagógica.
A pensar na pequenada do Pré-Escolar, aqui vai um desafio!
José Afonso cantou muitas cantigas onde apareciam animais.
Vamos vos propor ouvir “O Homem da Gaita”, através de um vídeo realizado pela Editora Barco do Inferno, que através das belas ilustrações do Rui Pedro Lourenço, tem editado um livro com o mesmo nome!Vão gostar, de certeza! 
 
http://www.aja.pt/2o-desafio-o-homem-da-gaita/

 Desafio:
Nomear o animal que aparece na cantiga.
Nomear o instrumento musical
Nomear as personagens
Usar o suporte que desejarem (pintura, desenho, colagem…)
para registar graficamente a história.

E agora para terminar, ouve a cantiga pela voz do José Afonso.


O Pequeno Príncipe


Maria Velho da Costa

Faleceu a escritora Maria Velho da Costa Nascida a 26 de junho de 1938, em Lisboa, Maria Velho da Costa era licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa e tinha o curso de Grupo-Análise da Sociedade Portuguesa de Neurologia e Psiquiatria. Ficcionista, ensaísta e dramaturga, é coautora, com Maria Isabel Barreno e Maria Teresa Horta, de Novas Cartas Portuguesas (1972), um livro que se tornou um marco no nosso país pela abordagem da situação das mulheres nas sociedades contemporâneas e que viria a ser apreendido pela polícia política do antigo regime pelo seu «conteúdo insanavelmente pornográfico e atentatório da moral pública». A sua escrita situa-se numa linha de experimentalismo linguístico que viria a renovar a literatura portuguesa nos anos 60 e, como afirmou Eduardo Lourenço, é «de um virtuosismo sem exemplo entre nós». É autora, entre outras obras, de O Lugar Comum (1966), Maina Mendes (1969) e Casas Pardas (1977), Prémio Cidade de Lisboa e reeditado em 2013 pela Assírio e Alvim, um ano depois de O Amante do Crato e um ano antes de Da Rosa Fixa, pela mesma chancela e ambos igualmente em reedição. São também seus Lucialima (1983), Prémio D. Dinis da Fundação da Casa de Mateus, Missa in Albis (1988), Prémio de Ficção do PEN Clube, e Dores (1994), um volume de contos em colaboração com Teresa Dias Coelho, ao qual foi atribuído o Prémio da Crítica da Associação Internacional dos Críticos Literários e o Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, um título também disponível no catálogo da Assírio & Alvim. Por esta chancela lançou ainda o romance Myra (2008), Prémio Correntes d’Escritas. Na sua bibliografia, destaque ainda para a peça de teatro Madame, a partir de Eça de Queirós e Machado de Assis, um êxito retumbante de palco, interpretado por Eunice Muñoz e Eva Wilma, e Irene ou o Contrato Social, distinguido com o Grande Prémio de Ficção APE de 2000. Em 1997, foi-lhe atribuído o Prémio Vergílio Ferreira da Universidade de Évora, pelo conjunto da sua obra, que se encontra traduzida em várias línguas. Em 2002 foi distinguida com o Prémio Camões, cujo júri lhe elogiou «a inovação no domínio da construção romanesca, no experimentalismo e na interrogação do poder fundador da fala». O Prémio Vida Literária, da APE, foi-lhe entregue em 2013, dois anos depois de ser feita Grande-Oficial da Ordem da Liberdade. Em 2003 já havia sido feita Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Como argumentista, colaborou com os cineastas João César Monteiro (Que Farei Eu com Esta Espada?, Veredas, Silvestre), Margarida Gil (Paixão) e Alberto Seixas Santos (A Rapariga da Mão Morta, E o Tempo Passa). Faleceu a 24 de maio de 2020, aos 81 anos.
Para comemorar o dia do autor português, Pedro Seromenho realizou 3 horas do conto com ilustrações ao vivo (no Facebook), . A iniciativa contou com o apoio e divulgação do Instituto Camões, RBE e PNL 2027, entre outras entidades de relevo na promoção da língua portuguesa. Quem quiser assistir, basta carregar no seguinte link e definir o lembrete:
www.facebook.com/1530156101/posts/10215816853284178/?d=w

Dia do Autor Português

Dia Europeu do Mar

Dia Europeu do Mar celebra-se a 20 de Maio
Comemorado pela primeira vez a 20 de Maio de 2008, o Dia Europeu do Mar tem vindo a ser assinalado anualmente, através de conferências e exposições, em diferentes países a cada ano.

Criado pela Comissão Europeia, este evento tem como objectivos enaltecer a importância dos oceanos e dos mares para a Sociedade Europeia, colocando em debate as oportunidades e desafios que cada vez mais nos são apresentados.

Sendo assim, todos os anos, líderes de diferentes países da União Europeia (UE) e da comunidade marítima, debatem durante dois dias os desafios que os mares enfrentam, de forma a estudar e desenvolver acções conjuntas, relacionadas com a economia azul sustentável.

O crescimento da população mundial, sobretudo nos últimos anos, tem levado à captura descontrolada e excessiva de espécies marítimas. Este estado de pesca excessiva, em conjunto com os problemas associados ao bycatch (captura involuntária de espécies marítimas em estado juvenil) tem afectado os ecossistemas, pondo em causa a sustentabilidade e equilíbrio da mesma.

Miúdos a votos

Concurso Miúdos a votos
Apesar das escolas estarem fechadas, o projeto «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» mantém-se até ao fim!. A eleição dos livros mais fixes para os alunos portugueses, entre o 1º e 12º anos, foi feita por voto eletrónico (ou seja, através da internet), a 21 de abril. A votos estavam mais de 40 livros, pelos quais os alunos das cerca de 800 escolas inscritas na iniciativa tinham feito campanha eleitoral durante fevereiro e março, tentando convencer os seus colegas a votarem no livro de que mais gostam. Como não foi possível realizar as eleições presencialmente, a votação decorreu online. E votaram 16 819 alunos!
Os resultados da votação nacional serão conhecidos na festa final, que se realiza a 27 de maio, nesse grande palco que se tornou, nos dias de hoje, a internet.
Nesse dia, uma quarta-feira, a partir das 6 da tarde, poderá assistir à festa, no sítio da VISÃO Júnior na internet (www.visaojunior.pt) e nas redes sociais. Uma festa em que se divulgará os resultados da votação e se mostrará o que escolas fizeram de melhor durante a campanha eleitoral. E para a qual estão guardadas algumas surpresas.

Receita para uma refeição

Trabalho da disciplina PLNM
Chicken Chow mein

Ingredientes:
Macarrão
Cebola
Pasta de Alho
Pedaços de frango
Couve Repolho
Pasta de Pimenta
Gengibre em pó
Molho de soja
Azeite
Sal
Cozinhar o macarrão em água e sal. Fritar os pedaços de frango numa frigideira com azeite. Fritar a cebola com pasta de pimentão, pasta de alho, e gengibre em pó. Depois juntar ao frango frito com a couve repolho misturando bem até a cor ficar escura. Por fim juntar o macarrão e mexer muito bem.
Lapka Sherpa, 9º C

Texto/ poema e desenho em tempo de confinamento

O tema do meu desenho? Abstrato, porque ele retrata tudo e não retrata nada. Todo ele me diz tudo, todo ele não me diz nada, muitas dúvidas, muitas perguntas e muitos interesses.
Dou por mim, em certos momentos, a pensar como estará a vida lá fora, como estarão os meus amigos, será que sentem o mesmo do que eu? Saudades dos risos, das gargalhadas, daqueles momentos só nossos. Que pessoa sou eu, hoje, que em tanto tempo, mas ao mesmo tempo tão pouco, me transformei?
Poetisa? Não, mas hoje até para isto me deu.
     
        Tanto tempo aqui fechada
        Tanto tempo enclausurada
        Mas tenho muitos amigos
        O que me deixa animada

             A todos eles um beijinho
             A todos eles o meu obrigada
             Saibam que estão cá dentro
             Isto não irá ser nada

             
  Aos que estão na minha vida
                  Aos que fazem parte dela
                  Vamos viver a vida ao máximo
                  Pois ela é linda e bela

Beijinhos doces e coloridos!

Raquel Valério, 9ºE

Exposições virtuais de E.V: 7ºA e 7ºB

Convidam-se todos a ver as exposições virtuais dos trabalhos de Educação Visual, dos alunos das turmas 7ºA e 7ºB. Deverão aceder aos seguintes links (sugere-se a utilização de computador para o visionamento das exposições, as quais se tornam muito mais interessantes visualmente).

https://www.artsteps.com/embed/5ebab4a7d760b8715dd227c7/560/315

https://www.artsteps.com/embed/5ebb294522d2c242a6373655/560/315

Clube das Artes

O Clube de Artes vai continuar!
O Clube de Artes, da Escola Básica Dr. Alberto Iria, teve a participação excelente de muitos alunos do 2º e 3º ciclo, ao longo dos 1º e 2º períodos.
Semana a semana, as professoras Sílvia Lourenço e Marília Estriga foram muito felizes, junto de cada vez mais alunos, que se juntaram a elas, na sua caminhada pelas Artes.
Foi necessário interromper as atividades do Clube, devido à suspensão de atividades presenciais, mas no próximo ano letivo iremos dar continuidade e concluir projetos em curso. Vai haver mais surpresas!

Obrigada a todos os alunos e alunas que estiveram e estão connosco!
O Clube de Artes vai continuar!
A Biblioteca Escolar desafia-te
A Biblioteca Escolar desafia-te a ires a este link e realizares os desafios propostos.Estás preparado?

https://wke.lt/w/s/Sm2rDW
Campeonato de Leitura Expressiva 

Mais uma vez o nosso Agrupamento vai participar no concurso "Campeonato de Leitura Expressiva". Este concurso está inserido no programa do evento organizado pela Casa da Juventude de Olhão "Mostra-te". Este ano a nossa representante é a aluna Inês David, da turma 7º C. A aluna escolheu o poema de Eugénio de Andrade "Urgentemente". Parabéns!!!

Segura Net - Estudo em casa

9 de Maio - Dia da Europa

A 9 de maio de 1950, Robert Schuman, Ministro francês dos Negócios Estrangeiros, proferia a célebre Declaração Schuman. Fazia cinco anos desde a II Guerra Mundial, e a urgência europeia era a reconstrução e o evitar de um novo conflito tão prejudicial no futuro. É com a Declaração Schuman que surge a ideia da instituição da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e Aço), a primeira das Comunidades Europeias que, em 1992, se tornariam oficialmente na União Europeia. Este ano o Dia da Europa é comemorado de uma forma diferente, através de uma série de atividades online, organizadas pelas instituições europeias, que prestam uma homenagem especial aos cidadãos que ajudam a União Europeia a superar a crise do coronavírus. <

Holocausto

Trabalho elaborado por uma aluna na disciplina de História
O Holocausto foi a exterminação de mais de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A palavra holocausto vem da palavra sacrifício em hebraico, razão pela qual os judeus preferem usar a palavra “Shoah” (שואה), que significa desastre. É mais apropriado.

Os campos de concentrações e as exterminações

Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas tinham várias maneiras de matar.
Havia os campos de concentração (Buchenwald, Ravensbrück,Bergen-Belsen, Dachau, etc...) onde eles morriam de fome e eram obrigados a trabalhar.
Havia também os campos de exterminação (Treblinka, Sobibor, Majdanek, Auschwitz, Belzec etc...) de onde, como o próprio nome sugere, as pessoas foram assassinadas em massa pela fome, tiroteios, pela escravidão em trabalhos inúteis e acima de tudo em câmaras de gás. O tóxico utilizado chamava-se zyklon B. O zyklon B era um produto mortal que matava uma pessoa após 3/10 minutos. Os nazis usaram este tóxico porque era um gás que evaporava-se rapidamente, permitindo que os nazis realizassem várias execuções num dia.

As consequências do Holocausto no Mundo

Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de 60 milhões de pessoas morreram, o que representou mais de 2,5% da população mundial.Mais de 6 milhões de judeus, ou seja, dois terços dos judeus na Europa. 220 mil ciganos perderam a vida .A Polónia perdeu cerca de 15% de sua população.

Zoé Justine Turma 9º C

Sugestão de Leitura


A menina que não gostava de ler - Lília Gramacho
Hoje a sugestão de leitura é esta obra.É muito engraçada e para os meninos que não gostam de ler, pode ajudá-los a gostar.

Podes ouvir esta história neste link.

https://www.youtube.com/watch?v=AroCVv6b-wo

O artista do mês de Maio
Romero Britto (1963)
Pintor, escultor, serígrafo e artista plástico brasileiro, consagrado no mundo inteiro pela sua arte pop. Romero Britto nasceu no Recife, Pernambuco, em 6 de outubro de 1963, aos 8 anos de idade começou a mostrar interesse e talento pelas artes.
Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro. "Na condição de criança pobre no Brasil, tive contacto com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida."
Frequentou escolas públicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e aos 17 anos entrou para a Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito. Viajou para a Europa para visitar lugares novos e ver a arte que só conhecia nos livros. Durante um ano pintou e exibiu seus trabalhos em vários países como Espanha, Inglaterra, Alemanha e outros. Quando retornou ao Brasil, seu desejo de ter contacto com o mundo ficou ainda mais forte, queria continuar a viajar e mostrar sua arte. Com isso, desistiu do curso de Direito e decidiu ir visitar um amigo de infância, Leonardo Conte, que estava estudando inglês em Miami, nos Estados Unidos.
Durante o processo de busca de uma galeria onde pudesse expor sua arte, Romero começou a mostrar seu trabalho nas calçadas de Coconut Grove, na Flórida. Depois chegou até a Steiner Gallery, em Bal Harbour, também na Flórida.
Foi nessa galeria que Berenice Steiner e Robyn Tauber começaram a vender seus trabalhos a entusiastas da arte do mundo inteiro.






Ação Escola SOS Azulejo 2020
Dia 6 de maio é o dia Nacional do Azulejo!
A Escola Básica Dr. Alberto Iria participou na Ação Escola SOS Azulejo 2020.
Apesar da interrupção abrupta de aulas presenciais devido à Covid-19, a nossa escola conseguiu realizar duas atividades para a nossa Ação SOS Azulejo: a decoração de uma porta realizada por alunos do Clube de Artes e um painel realizado pelos alunos da turma 9ºE (PCA).
A decoração da porta teve a participação fantástica de alunos do Clube de Artes, de onde se salienta os alunos e as alunas do 7ºB!
O painel realizado pelo 9ºE é constituído por várias formas inspiradas na nossa Ria Formosa e com tratamento azulejar português.
O nosso trabalho será, em breve, publicado no site do Projecto SOS Azulejo e na sua página de facebook.
Dia Mundial da Língua Portuguesa 

A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa". A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar. Sugestões de Leitura para o Dia da Língua Portuguesa
 Portugal
 – Luísa Dacosta – Na Água do Tempo, ASA
 – Luísa Dacosta – Um Olhar Naufragado, ASA 
– Luísa Dacosta – História com Recadinho, ASA
– João Pedro Mésseder – Canções do Ar e das Coisas Altas, Caminho
 Cabo Verde
– Germano Almeida – O Último Mugido, Caminho
 Moçambique
– Mia Couto – A Varanda do Frangipani, Caminho
 Angola
– Paulina Chiziane – Balada de Amor ao Vento, Caminho 
– Ondjaki – O Convidador de Pirilampos, Caminho
 Timor-Leste
 – Luís Cardoso – Crónica de Uma Travessia, Dom Quixote
 Brasil
– Jorge Amado – Dona Flor e os seus Dois Maridos, Dom Quixote 
– Jorge Amado – Capitães da Areia, LeYa



Plano da Biblioteca Escolar

Sugestão de Leitura

A morte do Papa de Nuno Nepomuceno
Para este fim de semana prolongado, sugiro este livro de Nuno Nepomuceno.
Aqui vai a sinopse:
Uma freira e dois cardeais encontram o corpo sem vida do Papa sentado na cama, com as mangas da roupa destruídas, os óculos no rosto e um livro nas mãos. O mundo reage com choque, sobretudo, quando Pedro, um delator em parte incerta, regressa à ribalta e contraria a versão oficial. Porém, tudo muda quando imagens de um escritor famoso vêm à tona, colocando-o na cena do crime.
Enquanto as dúvidas se instalam, um jornalista dedica-se à investigação do desaparecimento de uma adolescente. Mas eis que um recado é deixado na redação da Radio Vaticana. Com a ajuda de um professor universitário e da sua intrépida esposa, os três lançam-se numa demanda chocante pela verdade. O corpo da jovem está no local para onde aponta o anjo.
Pleno de reviravoltas e volte-faces surpreendentes, intimista e apaixonante, inspirado em factos reais, A Morte do Papa conduz-nos até um dos maiores mistérios da história da Igreja Católica, a morte de João Paulo I. Tendo como base os cenários únicos da Cidade do Vaticano, este é um thriller religioso arrebatador, de leitura compulsiva, e igualmente uma incursão perturbadora num mundo onde a ambição humana desafia o poder de Deus.
Comemorar o 25 de Abril de 1974
Para comemorar o 25 de Abril de 1974 ,os alunos das turmas 5º A e D desenharam cravos, a flor que representa este acontecimento. Este trabalho foi sugerido pela professora da disciplina de Português.
Parabéns aos alunos!!!

Reflexão sobre a democratização do Ensino
A democratização do ensino permitiu, após o 25 de Abril de 1974 que muitas pessoas tivessem aceso à escolaridade, podendo assim beneficiar de direitos básicos, como o direito à Educação.
Antes de Abril de 1974, as crianças eram obrigadas a ir trabalhar e abandonar a escola cedo demais.Sem conhecimento, sem direito à educação era mais fácil para os governantes do país dominarem os cidadãos.
Após o 25 de Abril de 1974, com a democratização do Ensino foi possível assistirmos à diminuição de iletrados em Portugal e diversas áreas do saber, como a Filosofia e a Biologia foram valorizadas. O país evoluiu, o número de alunos cresceu, crescendo consequentemente o número de pessoas especializadas em várias áreas.
Atualmente, com a propagação da epidemia da Covid 19, o ensino voltou a mudar. Desta vez abruptamente, alunos e professores tiveram que se adaptar a uma nova realidade. Distanciamento, aulas por videoconferêncio houve a necessidade de ter computadores e Internet.
Apesar deste problema de desigualdade, penso que os esforços que têm sido feitos por todos: Governo, Diretores de Escolas, professores e alunos são de louvar.
Vamos aprender muito com os erros e vamos crescer muito, como alunos e como sociedade.Sem dificuldades não seria possível a evolução.


Lourenço Lázaro
                                             A importância da Escola e da Liberdade 
 Antes da revolução de 25 de Abril de 1974, a escolaridade obrigatória terminava na quarta classe e muitos jovens começavam logo a trabalhar. Nas escolas antes do 25 de Abril, os professores ensinavam os alunos a se respeitaram a serem disciplinados e ordenados, quem não respeitasse os professores naquela altura aplicavam-se castigos físicos. Nas escolas era obrigatório o uso de farda. Atualmente, o uso de farda é só obrigatório em alguns colégios e é expressamente proibido um professor bater num aluno. Os alunos tinham de rezar todos os dias e ao entrar na sala de aula os alunos cantavam o hino nacional, na sala de aula estavam três símbolos: fotografia de Salazar, fotografia do presidente Óscar Carmona e um crucifixo. Agora o ensino é gratuito e para todos até ao 12º ano, inclusive existem mais disciplinas e diferentes áreas de formação. Após a revolução do 25 de Abril, pudemos ter mais liberdade de expressão e escolha nas áreas de ensino. Atualmente os portugueses são muito mais instruídos e isso contribui para o desenvolvimento do nosso país.
 Leonardo Guerreiro 7.º A – n-º 7