A propósito do conto O Mendigo Sexta-Feira jogando no mundial…



A propósito do conto O Mendigo Sexta-Feira jogando no mundial… 
              
        A minha opinião sobre o assunto dos mendigos serem expulsos e proibidos de permanecer no passeio em frente à loja de televisões …
Se o passeio não “é pertence de alguém”, como referiu Sexta-Feira, ninguém os deveria poder expulsar de lá, nem a eles nem a qualquer outra pessoa.
O passeio é um local público e, sendo assim, é aberto a qualquer pessoa sem restrições. Logo não me parece justo o dono da loja e as forças policiais poderem expulsar ou proibir os mendigos de permanecerem no passeio, ainda por mais recorrendo à força.
No entanto, também entendo que seja algo frustrante para o dono da loja de televisões ter um grupo de pessoas com não muito bom aspeto, sentando-se na frente da sua propriedade. Provavelmente, estariam a tapar as vitrines onde se devem encontrar as televisões a passarem o jogo de futebol, e afastando assim a possível clientela.
Contudo, não podemos esquecer que esta situação não acontece todos os dias, não que os mendigos dormissem e comessem em frente à loja. Naquele dia, estavam ali, apenas por que estava a passar um jogo de futebol (Mundial) nas televisões da propriedade, e, neste caso, entra o bom senso e a generosidade do dono da loja. Não seria por uma tarde ou uma noite com menor clientela e vendas que iria à falência. Estaria pelo contrário a providenciar um momento agradável na vida destas pessoas que tanto passam ou passaram nas suas vidas.
Para concluir e retornando à minha tese inicial, acho que os mendigos tinham o direito de permanecer naquele passeio e assistir ao jogo.



Lia Caetano, nº 16, 8ºD