Uma estranha amizade
No oceano existiam vários tipos de animais marinhos , cada espécie tinha o seu grupo. Lá havia muitas atividades , os clubes , as brincadeiras e muito mais. Cada grupo vivia na sua casa e eram todos amigos uns dos outros. A Dona Leia, que era uma baleia e também a rainha do oceano, não proibia a amizade entre os vários animais. Os animais eram livres de fazerem o que quisessem. Mas no grupo dos atuns que era o antigo alimento do tubarão-branco , havia um pequeno atum chamado Alaninho. O Alaninho era o mais medroso e choramingas lá do seu grupo. No grupo dos tubarões-brancos havia um que era muito mau e rufia, o seu nome era Tosão. Ele gostava de pregar partidas , gozava com os outros e fazia muitas coisas maldosas. Houve um dia em que a senhora Dourada anunciou pelo oceano que iam criar o Clube das Experiências e o Tosão e o Alaninho inscreveram-se às escondidas para ninguém saber. Certo dia o clube iniciou a sua atividade e a senhora Dourada, que foi a criadora do clube, mandou que os animais usassem máscaras para não se conhecerem logo. Dois desses animais entraram de caras tapadas e sentaram-se lado a lado. A dona Dourada disse:
- Olá meninos e meninas, bem-vindos ao Clube das Experiências. Vocês devem estar a perguntar quem é que está ao vosso lado, e à vossa frente e que tipo de animais estão aqui presentes, mas uma coisa vos garanto, vocês vão ficar muito surpreendidos com os vossos colegas do clube. Ok meninos, vou contar até 3 e depois vocês tiram as máscaras…1…2…3.
 Todos retiraram as máscaras e a surpresa foi total. Alaninho e Tosão olharam um para o outro surpreendidos, mas nem um nem outro comentou nada.
A Dona Dourada disse:
-Meninos vocês vão dizer os vossos nomes, pode ser?
-Olá, eu sou o Alaninho.
- Olá, eu sou o Carlos.
-Olá, eu sou a Susy.
-Olá, eu sou o Tosão.
E disseram muitos mais nomes.
A Dona Dourada perguntou:
- Alaninho porquê que quiseste vir para o Clube das Experiências?
Ele entusiasmado respondeu:
-Porque gosto muito da adrenalina de fazer experiências.
A Dona Dourada depois perguntou:
-E tu Tosão, porquê que quiseste vir para o clube?
Ele respondeu:
-Eu quis vir porque gosto muito de estudar e fazer operações matemáticas e com as quantidades certas para fazer as experiências.
Os outros falaram, falaram e falaram.
No fim da apresentação todos saíram e o Tosão foi logo direto ao Alaninho que assustado disse:
-Tosão vais-me fazer mal?
Ele respondeu:
- Não. Eu só vim dizer que fiquei espantado com o que disseste, não sabia que gostavas de adrenalina!
O Alaninho admirado com o que disse o Tosão respondeu-lhe:
- Tosão eu também fiquei muito admirado quando soube que gostavas muito de matemática e de fazer contas. Juro, nem me passou pela cabeça que tu pudesses gostar dessas coisas.
O Tosão disse:
- Então amanhã encontramo-nos no clube, pode ser?
Ele respondeu:
-Claro!
No dia seguinte os dois foram ao clube e a Dona Dourada colocou o Alaninho a trabalhar com o Tosão.
O Tosão já queria muito ser amigo do Alaninho , mas nunca tinha tido coragem para lhe dizer, então aproveitou esta oportunidade para criar amizade com o Alaninho. O Alaninho não o afastou , por acaso ele fez o contrário, cada dia se aproximava mais do Tosão, pois começou a acreditar que eles seriam bons amigos e assim foi. Passado um mês de o clube ter começado eles tornaram-se os melhores amigos , houve um dia em que o Alaninho foi até ao Tosão e disse:
-Ei Tosão, não achas melhor dizermos a toda gente que somos amigos?
Ele confiante respondeu:
-Vamos lá, também estou farto de esconder-me.
No dia seguinte no clube o Alaninho disse:
-Caros amigos é só para anunciar que eu e o Tosão somos os melhores amigos.
Uma amiga do Alaninho disse:
-Vocês são mesmo Amigos Improváveis.
 
                                                            Inês David